terça-feira, 27 de janeiro de 2009

This Means WAR!!!


O marketing de guerrilha é uma das técnicas de comunicação que mais destaque tem ganho. Com custos mais baixos do que os da comunicação dita "tradicional", pode ser uma boa alternativa de divulgação para empresas com recursos financeiros limitados.
O objetivo desta tecnica é dar a conhcer uma marca com eventos que possam ganhar espaço nos noticiários ou atrair a atenção directa do público alvo, sem pagar espaços publicitários nos meios de comunicação tradicionais como rádio, televisão, jornais e revistas. Uma reportagem da tradicional revista inglesa "The Economist" traz alguns exemplos interessantes de idéias usadas na divulgação de alguns sites. Em Nova York, por volta de oito mil carteiras foram espalhadas nas ruas de Manhanttan. Em vez de dinheiro, cheques ou documentos, os curiosos de Nova York encontraram dentro das carteiras um cartão com uma mensagem e o endereço do site CharityCounts.com, criado para receber doações para instituições de caridade. No ano passado, um comboio de 20 carros batidos e a deitar fumo por todo arrastaram-se pelas ruas de Nova York e Los Angeles para promover o lançamento do Driver 2, um jogo de perseguição de carros. Mesmo as empresas tradicionais estão a adoptar este tipo mais ousado de comunicação. A Pizza Hut gastou 1,25 milhões de dolares num anúncio colocado num foguete russo lançado para o espaço.
A fronteira final pode passar por idéias meio malucas como transformar a Lua num outdoor gigante com o auxilio de projetores potentíssimos. Este tipo de "brincadeiras" estão ser levadas cada vez mais a sério, pois de acordo com alguns especialistas, nos Estados Unidos, cada consumidor vê cerca de 1,5 mil mensagens comerciais diariamente, a crescente fragmentação causada pela quantidade excessiva de anúncios, diminui a eficiência de cada spot publicitário individualmente. Outra das vantagem do marketing de guerrilha, principalmente para as pequenas empresas, é o custo mais baixo. Distribuir brindes em locais frequentados por um determinado público alvo, criar pequenos eventos para divertir e surpreender os futuros consumidores é infinitamente mais barato do que 30 segundos em horário nobre. Nas novas técnicas, a criatividade, ousadia e inteligência são mais importantes que o dinheiro. Mas, como o sucesso de uma campanha de guerrilha depende de idéias originais, os erros são difíceis de ser identificadas antes de serem feitos, como por exemplo a Mattel, fabricante da Barbie, que pintou uma rua toda de cor-de-rosa para promover a boneca, esta ação irritou os moradores tendo o efeito oposto ao esperado, pois os consumidores sentiram que seu espaço foi invadido. Este tipo de iniciativas devem ser muito bem pensadas e realizadas com cuidado para passar sempre uma imagem positiva, fixando a marca na mente do consumidor de maneira simpática e original.




Vantagens:

- Baixo nivel de investimento;

- Técnica causadora de grande impacto;

- Comunicação diferente do habitual;


Desvantagens:
- Técnica provocadora "Quem vai à guerra dá e leva" ;

- No caso de ser mal sucedida ou ter baixo impacto, chega a muito poucos consumidores.

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