terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Do you want to be my friend??


Marketing relacional...
O Marketing Relacional tem a sua origem numa simples técnica de vendas, provada e comprovada, que remonta aos primeiros dias do comércio e que, pela massificação da economia, acabou por ser abandonada. Hoje, dado o imenso desenvolvimento das tecnologias de informação, foi recuperada e desenvolvida enquanto modelo de marketing capaz de dar suporte ao Conhecimento do cliente.
O marketing relacional apresenta-se como um novo paradigma (Gronroos, 1994a e 1994b; Gummesson, 1998), centrando-se na construção de relações estáveis e duradouras com os seus clientes, em contraste com a abordagem tradicional orientada para promover transacções.
O modelo de negócio passa a ser centralizado no cliente e apoiado no desenvolvimento tecnológico, na gestão de informação e no serviço ao cliente. Esta orientação implica uma concepção estratégica da organização baseada nos recursos (humanos, tecnológicos, conhecimento, tempo, etc.) e nas capacidades que permitem alcançar uma vantagem competitiva difícil de imitar pela concorrência.
Vantagens:
- Conhecimento profundo dos clientes;
- É mais dificil dizer não a quem se gosta;
- Produtos\serviços mais direccionados para o cliente

Desvantagens:
- No de a relação falhar, provavelmente há uma ruptura da relacção comercial falhar;
- Misturar "prazer" com negocios.

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