domingo, 9 de novembro de 2008

O que é o Marketing?



A publicidade como nós a conhecemos serve para anunciar, dar a conhecer, de forma apelativa para um potencial consumidor, um bem ou serviço que as empresas pretendem vender. Isto implica que hajam diversos factores:
-Pessoas com determinadas necessidades;
-Produtos ou serviços que satisfaçam essas necessidades;
-Que os clientes estejam dispostos a obter esses serviços através de uma transação de troca;
-Que haja um meio onde realizar essas trocas.
As pessoas sentem necessidades desde as básicas como comer, beber, abrigar-se, defender-se até às necessidades de responsabilidade, conforto, cultura, filiação e luxo. Tudo isto corresponde a necessidades que as pessoas têm desejo de satisfazer. A satisfação de um desejo é feito através de um producto, seja ele um bem físico ou um serviço. Temos a noção de produto como sendo "qualquer coisa que seja vista como capaz de satizfazer uma necessidade, vontade ou desejo" (Kotler).
O mercado é a instituição onde as trocas se realizam, isto é, o meio que possibilita a comunicação e negociação entre as partes potencialmente interessadas e a tranferência de produtos. Incidimos o nosso estudo principalmente no meio da Internet. O conceito de mercado leva directamente à noção de Marketing que significa trabalhar com mercados, ou seja "marketing é a actividade humana dirigida para a satisfação das necessidades, vontades e desejos através de processos de troca" (Kotler), pertencendo iniciativa à parte que oferece os produtos.
"A natureza do Marketing não é servir o cliente. É avançar, cercar e vencer a concorrência. é estar em guerra onde ela é o inimigo e o consumidor é o terreno a conquistar"

in Marketing & Publicidade, nº 12, Maio 99


Não estamos sós neste mundo, e ainda bem senão seria muito aborrecido, desta forma deve-se conhecer de forma cirúrgica em que pontos focar a atenção do público de forma a fazer evidenciar o serviço que através do marketing se pretende promover.
O conceito de Marketing veio alterar a forma de abordar o mercado. A ideia chave deste conceito é descobrir quais as necessidades, vontades e desejos do segmento do mercado que se pretende atingir (mercado-alvo) e, a partir daí, adaptar a organização para fornecer os produtos (bens e serviços) desejados, de forma mais eficaz que a concorrência.
Como já foi referido a constante expansão das novas tecnologias de informação tem permitido o trabalho conjunto do marketing e da informática para fornecer novas armas na guerra do Marketing.

1 comentário:

Ana Paula Cruz disse...

Gostei da introdução, mas...É preciso começar a postar... conforme o desafio lançado.